domingo, 30 de julho de 2006

Fortaleza Digital

Rating:★★★★
Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Dan Brown
Uma boa trama, porém, demasiadamente previsível em alguns pontos. Dan Brown procura usar o mesmo modelo dos outros livros fazendo com que o leitor não queira largar da história um minuto sequer, contudo, “a mesma receita em todo bolo”, cansa o leitor.

Sobre o livro: Em Fortaleza Digital, Dan Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo.
Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher. Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama.
Uma corrida desesperada se desenrola paralelamente nos corredores do submundo do poder, nos arranha-céus de Tóquio e nas ruas de Sevilha. É uma batalha de vida ou morte que pode mudar para sempre o equilíbrio de forças no mundo.

10 comentários:

  1. ATÉ Q ENFIM ALGUÉM CONCORDA COMIGO: O AUTOR CONSEGUE CANSAR O LEITOR... URG...NÃO GOSTO MUITO DO TIPO DE ESCRITA DELE...MAS DEIXA LÁ, RESPEITO KEM CURTE...SÓ NÃO KERO Q ME JOGUEM PEDRAS.... NÃO SOU LOUCA, E ALÉM DE TUDO AMO LER!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente cansa, qdo vc tem outras coisas pra fazer, ou tá cansado já...

    ResponderExcluir
  3. Dan Brown usa uma fórmula para fisgar o leitor: inicialmente dá dois focos, duas histórias que acontecem separadamente. Quando está chegando ao ápice da cena 1, ele começa a cena 2, quando chega ao ápice da cena 2, ele pula pra cena três, quando revela mistério da cena 1... e fica nesse jogo do início ao fim do livro. A partir do momento que se inicia a leitura, você se torna escravo da trama. Adoro as histórias, a riqueza dos detalhes... mas o método dele está me cansando! Estou imaginando ler "Ponto de Impacto".
    Outra coisa que me irrita no jeito que Dan Brown escreve: ele molda a bondade nos vilões a fim de enganar o leitor. Ao ler o terceiro livro dele, eu já podia suspeitar desde o início quem eram os vilões.

    ResponderExcluir
  4. acho mais legal qdo vc mostra um bom moço como mau, e só no final mostra que ele tinha boas intenções, melhor q esse clichê.

    ResponderExcluir
  5. esse livro tb é de seu pai ou é seu? eu só li o código...

    ResponderExcluir
  6. BEM....TATY...VC DISSE TD!! NA VERDADE DAN BROWN NÃO MUDA O ESTILO DE ESCRITA, O Q LEVA O LEITOR ( MESMO Q MENOS ATENTO) A DESVENDAR O MISTÉRIO EM TORNO DOS VILÕES...KEM SABE NO PRÓXIMO ELE MUDE COM A INTENÇÃO DE SURPEENDER O LEITOR?!! É LER E CONFERIR....

    ResponderExcluir
  7. Ele já escreve assim querendo surpreender o leitor, mas a gente já fica esperto com as surpresas dele, q acabam não sendo tão surpreendentes assim...

    só me tire uma dúvida, quem leu outros livros do Dan Brown, p. mim q soh li o Código e mesmo assim, depois de ver o filme (q eu prefiro) (embora sempre tenha lido sobre essa idéia de Madalena e o Graal, e até tenha em pdf um livro q serviu de base pro Código, o Holy Blood, Holy Grail), q é ... todos os livros só ficam assim girando em torno de enigmas e conspirações?

    ResponderExcluir
  8. Tb é do meu pai. Aqui em casa tem os 4 de Dan Brown lançados no Brasil, porém, nenhum deles é meu!

    Snif!

    ResponderExcluir
  9. Dan Brown está caindo na mesma maldição de Sidney Sheldon! Mas sempre virá outro livro que despertará a curiosidade... é um ciclo vicioso: Comprar, ler, criticar!

    ResponderExcluir
  10. O Código da Vinci fala sobre O Santo Graal;
    Anjos e Demônios fala sobre a "antimatéria", os Illuminati e alguns podres do Vaticano;
    Fortaleza Digital é muito mais tecnológico, falando sobre um Código indecifrável e o que acontece dentro da NSA;
    Ponto de Impacto é sobre algo que acontece com um satélite da NASA (esse eu ainda não li) - Segundo Susam, o livro é muito chato!

    ResponderExcluir