terça-feira, 15 de novembro de 2005

Bahia, cidade de São Salvador...

Nesta segunda-feira, depois de percorrer meia Salvador, eu e Susam, paramos em frente ao Mercado Modelo pra procurar um amigo meu. Depois de uma meia hora jogando conversa fora, vendo figuras exóticas e admirando um belíssimo artesanato, resolvemos continuar nossa rota... porém, havia divergência de opiniões: Susam queria pegar um ônibus pra chegar a parte alta da cidade e eu queria explorar um dos nossos cartões postais: O Elevador Lacerda. Convenci Susam... até brinquei, dizendo que pagaria o ingresso de R$0,05!! Subimos... uma certa tensão (odeio certos elevadores) e na saída (já lá em cima) eu sugeri que aproveitássemos mais ainda a vista maravilhosa... "Vamos tirar umas fotos!". Enquanto eu me deliciava com a visão divina da "Baía de Todos os Santos" notei que Susam havia sido abordada por alguém, pois ela dizia: "Nãoooooo, essa fita rosa em meu braço não!!" Parei de tirar as fotos e virei pra ver o que estava acontecendo... eram duas mulheres tentando amarrar uma fitinha do Senhor do Bonfim no braço dela e colocar um colar no pescoço de Susam... uma delas dizia: "É uma promessa... você tem que aceitar!" Comecei a rir da situação, mas a outra mulher me notou e me abordou também (Eu devia ter continuado a tirar fotos!) já colocando o colar no meu pescoço... fui logo indagando o quanto me custaria, aí ela vem com o excesso de sinceridade: "Esse aqui eu estou te dando de presente, pois é minha promessa... mas como você VAI me ajudar, vai comprar outro em minha mão... custa R$5,00" e Susam grita do meu lado: "Epa, tia... eu não sou turista não! Nem vem com essa!" - Não teve jeito... Cada uma teve que pagar R$5,00... e terminamos o dia com 5 colares e duas fitinhas do Bonfim... e Susam insistia com a tia: "Fita rosa, não... ao menos deixa eu escolher a cor!" e por pura ironia, ela escolhe uma fita "vermelha" pra aquela doce tia dizer: "Ela escolheu uma fita de Iansã!!", em seguida eu peguei uma amarelinha pra ouvir um comentário que não ficaria sem resposta "Olha... ela escolheu uma fita de Oxum" e enfim, a minha resposta: "Ohhhh tia, eu já te disse que eu não sou turista!" - Pra bom entendedor, um prefixo já é suficiente!


Aos amigos do Multiply que desejam visitar a Bahia que eu tanto amo, me disponho a ajudar apresentando os melhores artesãos da terra... camaradas até no preço! Indicarei onde se compra do mesmo colarzinho por R$1,00 e conseguirei uma fitinha do Bonfim... caso certas tias "oportunistas" cheguem pra "vender seu peixe"!

10 comentários:

  1. huahuahua!!!
    turista dentro da própria cidade, já passei por isso aqui no rio também...
    engraçado, quando estive por ai, não comprei nenhuma fita...

    Se me manda pelo correio?

    Rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. oie Marcus.... com prazer! Me passa seu endereço por e-mail: tatichevallier@gmail.com

    beijões!

    ResponderExcluir
  3. Já fui a Salvador duas vezes e sempre o primeiro ensinamento dos guias é "nunca dê cabimento aos vendedores ambulantes do Pelourinho, Mercado Modelo ou Igreja do Senhor do Bonfim".

    Na Igreja do Senhor do Bonfim, a gente foi tão duro-na-queda que uma dessas vendedoras de coisinhas saiu xingando a gente de "ahhh, bando de cearense mão-de-vaca da porra, vão tudo morrer de fome!"

    Isso já faz 5 anos e ainda tô esperando que a maldição pegue.

    ResponderExcluir
  4. ah...imagina...precisa não, isso é apenas mais um motivo pra voltar a Bahia...
    já tem uma mesa de bar reservada pra tomamos uma cerva bem geleda hein??...rsrs

    bjus²

    ResponderExcluir
  5. Até duas mesas! Agora me conta... quando é que você vem??

    Um beijão... e passa o endereço, rapaz!

    ResponderExcluir
  6. Nossa... faz tempo! Precisa voltar à minha terrinha! hehehe
    Pra dizer a verdade, quem está precisando passear em Fortaleza sou eu... Minhas primas e minha tia estão morando aí há quase um ano... vivem me chamando pra ir tb! Agora em dezembro minha louka tia está vindo pra passar o Natal conosco (ebaaa!), pra matar as saudades... mas sei que chegará a minha hora de fazer a visitinha!

    Um abração!

    ResponderExcluir
  7. Já voltei, em maio deste ano!
    Mas dessa vez o máximo de emoção que aconteceu foi um cara dizer pra mim que se quisesse me roubar ele sacava a arma e pronto, do jeito que faz nas farmácias. Ainda bem que ele tava num bom dia. hehehehe

    Qdo vc vier por aqui manda notícias, quem sabe não dá pra gente tomar umas?

    Bjo! q;^*

    ResponderExcluir
  8. Oba, valeu pelo convite....

    Em que lugar de Fortaleza você está??

    beijo!

    ResponderExcluir
  9. Eu moro na Aldeota, quase no limite com a Varjota, o Papicu e o Cocó. Convite feito será convite cumprido!

    Bjo pra vc tb! q;^*

    ResponderExcluir
  10. Eu moro na Aldeota, quase no limite com a Varjota, o Papicu e o Cocó. Convite feito será convite cumprido!

    Bjo pra vc tb! q;^*

    ResponderExcluir