sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Qual o valor do seu esforço?

Era mais de 1h da manhã e falávamos sobre ser mulher e, mesmo assim, conquistar o seu dinheiro desde cedo. Susam disse que lembrava da sua primeira remuneração e o que fez com o dinheiro. Lembrava, até hoje, a sensação de saber que seu esforço lhe proporcionou uma aquisição. Ainda com um sorriso bobo na face, fui pega de suspresa quando ela indagou: "E você? Lembra qual foi o primeiro dinheiro ganho com seu esforço?" Abri o google da minha mente e procurei, mas os resultados foram inúmeros que nem conseguia classificar o que vinha a ser "o primeiro". Relembrei que durante a minha pré-adolescência sempre fui muito mercenária. Eu cobrava da lavagem das louças até o banho dos cachorros. Logo depois veio a fase intelectual (tsc tsc!), onde eu tinha professores que passavam trabalhos constantemente, colegas preguiçosos, um computador em casa e vontade de faturar. Conseguiu juntar tudo e chegar a algum lugar? Como ninguém nunca queria tomar a frente nos trabalhos em equipe, eu fazia com toda antecedência e anunciava para os colegas o custo individual. No dia da entrega, eu aparecia com o trabalho prontinho e com a capa em separado. Desta, fazia parte o convencional cabeçalho e a palavra "Componentes:" com umas 15 linhas para assinatura. Quem pagava, assinava. O mais interessante é que sempre tinha uma turminha que não sabia do trabalho e acabava entrando para minha equipe. Todo mundo saía feliz: Eles com nota e eu com "notas em meu bolso"!
Vergonha?? Jamais... feio é passar a vida sendo sustentado por alguém!!

Agora, responde pra mim: Você lembra qual foi o seu primeiro dinheiro ganho com trabalho?

Um comentário:

  1. Ontem, mas de 1h da manhã, enquanto conversava com Tatiane, eu disse que a minha primeira remuneração havia sido a ampliação de um desenho para um painel de aniversário. A encomenda surgiu quando eu tinha apenas 12 anos. Foi feita por uma senhora que nunca havia visto nada desenhado por mim. Aliás, pensando bem, nem sei como foi que ela chegou à minha porta com essa proposta, principalmente porque eu descobri que sabia ampliar por pura necessidade, uns 6 meses antes dessa tal encomenda. Mas como a mente é capaz de voar longe, acabei lembrando que essa não foi a minha primeira remuneração: aconteceu quando eu era 3ª série, com apenas 8 aninhos. Havia um garoto na turma que ninguém gostava. Admito que ele era mesmo meio estranho. Um dia, ele chegou para mim e pediu para copiar algumas das minhas questões de matemática e eu permiti. Então, como recompensa por eu ter sido uma boa colega, ele pagou pelas questões. E eu recebi. Quando soube, minha mãe não gostou nada e mandou que eu devolvesse no dia seguinte. Quando o meu pai chegou em casa, lembro de ouvi-la contando. A resposta dele? Algo como "assim ela aprende a ganhar dinheiro". Lembro que menti. Esse dinheiro eu não devolvi.

    ResponderExcluir